Entre os 16 classificados para as oitavas, quais times se deram bem no sorteio? E quais deram azar? Fizemos essas perguntas aos colunistas do UOL Esporte. Veja o que eles pensam:
RELACIONADAS
Cotado para 2021, Rogério Ceni pode eliminar São Paulo pela primeira vez
Botafogo define saída de Paulo Autuori após derrota para o Bahia
Ceni x Leco? São-paulinos já repercutem confronto pela Copa do Brasil
ANDRÉ ROCHA
Grêmio se deu bem, porque o Juventude é mais que acessível e em termos de logística não precisará sair do Rio Grande do Sul.
Flamengo x Atlético é um duelo complicado para os dois, já que o time paranaense, campeão no ano passado, enfrenta o melhor elenco do país que, por outro lado, terá que encarar viagem ao Sul, grama sintética e o trauma da eliminação no ano passado.
O Grêmio teve um pouco mais de sorte. No mais, confrontos equilibrados. O Corinthians, por exemplo, enfrenta um América Mineiro que está na B, mas tá muito bem treinado pelo Lisca. O Botafogo joga contra um Cuiabá que faz ótima campanha na B.
Muito difícil dizer quem se deu bem ou mal na Copa do Brasil, pois os times de Série B ainda vivos no torneio estão fazendo uma boa campanha na segunda divisão. Ou seja, são times competitivos e sabemos que, no Brasil, não há tanto desnível entre times de Série A e de Série B.
Os teóricos favoritos deram sorte de não se enfrentarem logo nas oitavas. Os times de Série B deram azar de não jogarem entre eles. Em teoria, o Botafogo, um dos últimos da Série A, deu azar de pegar o Cuiabá, líder da B. Em teoria, o São Paulo, em má fase, deu azar de pegar o Fortaleza, que está acertadinho.
Mas os jogos são só daqui um mês! É tudo teoria. Prever, no futebol brasileiro, é pedir para errar.
Foi um sorteio curioso que poderia ter dado um monte de clássico local e no fim não deu nenhum. Na teoria, sempre, o confronto mais equilibrado deve ser Flamengo x Athletico, que pode até se repetir na Libertadores. Acho que o São Paulo, Santos e Palmeiras pegaram adversários difíceis, da elite, e terão trabalho. Corinthians, apesar da má fase, é favorito contra o América-MG, assim como Grêmio frente o Juventude, Inter sobre o Atlético-GO e até o Botafogo, que tem jogado muito mal, diante do Cuiabá.
O Flamengo que enfrentará um Furacão que ainda não se encontrou e está longe de ser o time campeão do ano passado.
O Inter que pega o Atlético-GO, que tem surpreendido no Brasileirão, mas não é um rival capaz de assustar.
O Grêmio que definirá a vaga com o Juventude, time da Série B.
Corinthians e Botafogo enfrentarão respectivamente, América-MG e Cuiabá, também da série B. Mas, como estão jogando muito mal, não há garantia de nada.
São Paulo e Santos enfrentarão os times ascendentes no futebol brasileiro. Fortaleza e Ceará, eternos rivais, podem sonhar com passagem de fase.
O Palmeiras vai decidir com o Bragantino, de quem se esperava bastante e nada foi mostrado. Um bom sorteio, mas é preciso jogar mais do que tem feito até agora.
O Palmeiras se deu muito bem. A tendência é que o time comandado por Luxa embale após a goleada diante do Bolívar e não encontre problemas para despachar o Red Bull Bragantino.
Agora, a vida do São Paulo é complicada. Além do trauma em mata-mata, o time do Morumbi terá que superar também o "fantasma" que é enfrentar Rogério Ceni, seu maior ídolo. Está com cheirinho de mais um vexame tricolor.
Santos e São Paulo, que não vivem uma boa fase, vão pegar dois times da Série A que vêm fazendo uma boa temporada (Ceará e Fortaleza) e poderão se complicar. Palmeiras, Corinthians, Inter e Grêmio não terão molezas pela frente, mas deverão avançar. O Flamengo, apesar de pegar um time forte da Série A, deverá se impor e passar. Já o Botafogo, na atual situação, poderá ser surpreendido pelo Cuiabá, líder da Série B.
Entre os times que chegam da Libertadores, Flamengo talvez tenha pegado o adversário mais difícil já que o Athletico é o atual campeão da Copa do Brasil e classificado na Libertadores. Mas, pelo desempenho no Brasileiro, Santos e São Paulo também têm pedreiras diante de Ceará e Fortaleza. O confronto do Palmeiras com o Red Bull não é fácil porque os dois times têm protagonizado partidas equilibradas na temporada.