O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sugeriu nesta quinta-feira (2/9) que está imune à Covid-19 ao mencionar, durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais, o resultado de um exame que realizou para checar o nível de sua Imunoglobulina G (IgG) – positiva em 991. Ele disse que está “muito melhor do que o pessoal que tomou a Coronavac”, numa ironia à vacina chinesa produzida em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.
“Meu IgG está 991. Estou muito bem, melhor que uma pessoa que tomou Coronavac. Melhor, não. Muito melhor do que o pessoal que tomou Coronavac. O que aconteceu comigo eu não sei. Eu faço todos os exames periódicos”, disse o chefe do Executivo federal.
O IgG é uma imunoglubulina, ou seja, um anticorpo, que é produzido a partir do 14º dia do início dos sintomas da Covid-19. Ele costuma ficar no organismo dos indivíduos por muito tempo, o que faz muita gente sonhar em ter um “IgG positivo“, o que significaria um organismo imune à infecção.
Porém, no caso da Covid-19, ainda não há confirmação sobre o período de proteção que a presença dele garantiria ao paciente.
Bolsonaro está apto a se vacinar contra a Covid-19 desde abril deste ano, porém, tem afirmado que só o fará depois que “o último brasileiro” for imunizado contra a doença.