Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
De ministro a marqueteiro: CPI da Covid quer convocar pelo menos 24 atuais e ex-integrantes do governo No primeiro dia de trabalho da comissão, mais de 170 requerimentos já fo
28/04/2021 08:48 em Notícias

De ministro a marqueteiro: CPI da Covid quer convocar pelo menos 24 atuais e ex-integrantes do governo

No primeiro dia de trabalho da comissão, mais de 170 requerimentos já foram registrados no Senado
Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Pandemia Foto: Jefferson Rudy / Jefferson Rudy/Agência Senado
Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Pandemia Foto: Jefferson Rudy / Jefferson Rudy/Agência Senado

RIO — Após a instalação da CPI da Covid no Senado, os integrantes do colegiado já  haviam registrado, até o fim da noite de terça-feira, 173 requerimentos que ainda precisam ser apreciados pelo grupo. Além de documentos sobre processos administrativos, aquisição de vacinas e contratações, os senadores já sugeriram convocar para prestarem depoimentos pelo menos 24 nomes, que estão ou passaram pelo governo Bolsonaro durante a pandemia. Ministros ou ex-titulares de Saúde, Economia e Relações Exteriores estão na lista.

Em maioria na composição do grupo que vai tocar as investigações, a oposição é responsável pela grande maioria dos requerimentos, que não se limitam aos protagonistas na condução da crise sanitária. Entre eles, o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e os ex-comandantes da pasta Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello, já foram citados em pedidos registrados pelos senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Humberto Costa (PT-PE) e Eduardo Girão (Podemos-CE), que é alinhado ao presidente Jair Bolsonaro.

 

Leia: 'Há culpados, e eles serão responsabilizados', diz Renan ao assumir relatoria da CPI da Covid

Vice-presidente da CPI, Randolfe também enviou um requerimento para convocar como testemunha o ex-secretário de Comunicação Social da Presidência, Fabio Wajngarten, que afirmou em entrevista à revista Veja que o Brasil não comprou antes vacinas da Pfizer por "incompetência" e "ineficiência". Autor do requerimento que deu início à CPI, o senador também solicitou a presença de Carlos da Costa, Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, órgão ligado ao Ministério da Economia. O objetivo é questioná-lo sobre as tratativas para compra de vacinas que ocorreram no âmbito da pasta comandada por Paulo Guedes.

Um dos principais alvos da CPI da Covid, Eduardo Pazuello pode ter inúmeros auxiliares convocados, entre eles um aliado próximo: Marcos Erald Arnoud, conhecido como Markinhos Show, ex-marqueteiro do general. O objetivo é entender como foram desenhadas as propagandas oficiais do governo federal e as orientações sobre medidas preventivas direcionadas à população. Este é um nó garantido no caminho do Planalto na comissão, citado na planilha produzida pela Casa Civil com as 23 “acusações” esperadas e alvo de reclamações pela oposição, especialistas e até autoridades da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 
COMENTÁRIOS